30.5.10

ENTRE O DIVINO E O HUMANO
Foto google

Cristalina, ela vem do alto, das entranhas da montanha, e corre ligeira, linda, suave, livre, destemida. Oferece-se em beleza, juventude e frescor. Seu encontro com o mar é pujante – volúpia de vários encontros, cercado pela cumplicidade da mata que, de contentamento, assume vários tons de verde. O verde que faz brotar a vida, verde, cor preferida de Clara que participa da brincadeira na clara água e se deixa encantar no encontro de múltiplos encontros.

Água, prelúdio para falar de Clara que, como clara Água faz o seu percurso. Clara morena, esperta menina cor de jambo, parece se perceber como a parte do todo que pode fazer a diferença. Vive dizendo que veterinária quer ser e cuidar dos bichinhos.

Para provocá-la, vivo perguntando qual é o seu animal preferido e, sempre tenho a mesma resposta: todos são importantes. Mas, cá pra nós, acho que ela tem preferência pelos passarinhos e pelos cachorros. Sei lá...Uma intuição. O certo é que, no mundo que Clara vai desenhando, tem lugar para todos os seres vivos.

Na pureza de seus desejos, confidenciou-me que, em oração ao Papai do Céu, sempre agradece pela família, pelas flores, pelos animais e pelo alimento. E que pede, também, para que Ele dê força para que todos os planetas continuem existindo.

E eu, na minha impotência, vejo em Clara, uma esperança. Seus grandes olhos, cor de jabuticaba, brilham como um ponto de luz que sinaliza para o caminho da harmonia com a Natureza que somos. Seu jeito descontraído, forjado na inocência infantil, parece me dizer que, se fizermos o que nos cabe fazer, poderemos vislumbrar um viver melhor.

E, na intimidade da brincadeira de Água e Clara, vejo refletir uma linda chuva de raios de sol, testemunhando a similaridade entre o divino e o humano, as crianças e as flores, os bichos e as matas...Não tem jeito: a clareza da alma de Clara na clara Água confirma: criança e água são feitas da mesma essência; a essência que comparte do mesmo Sopro.



(Texto escrito em 2008)

JacintaDantas

3 comentários:

Deia disse...

Que sensivel e especial eh Clara. Olhando com atencao, nao deixando nada lhe escapar... Emocionante! Imagino que agora, dois anos mais velha, seus ideais tenham se expandido, abracando novos compromissos! Parabens! Um beijo, Deia

Gilmar disse...

A clara, cristalina feito a água em seu percurso e invadida pela chuva dos raios de sol, transparece em seu texto um ser de inigualável encanto!

Ilda Dantas disse...

achei muito lindo o que escreveu pra Clara, só que agora ela diz que quer fazer biologia, vamos aguardar.
beijos