9.10.09

NO ENCONTRO, O BRILHO DO OLHAR

Cheiro de felicidade aproxima pessoas e o grupo está formado no grande encontro. Nos primeiros acordes, a lembrança de como tudo começou. Agora, sim, é a coroação do desejo de mostrar meu olhar escutando a emoção no olhar do outro. Não tem jeito: para mim é importante a troca de olhares, afagos e sorrisos com gente que tanta importância tem no meu viver. Por aqui, chegamos a ensaiar um café, num final de tarde, com amigos bem próximos, que moram na Ilha de Vitória. Mas, chega janeiro, vem fevereiro, os meses escoam pelos dedos, a vida segue e o encontro com o povo da terrinha ainda continua no campo das possibilidades. E por que é tão importante esse primeiro encontro de amigos blogueiros em nível nacional? Problematizo, constatando que ao longo do tempo, trocamos e nos tocamos ao tom de nossas letras. Acontecimentos importantes como a despedida de um pai, cirurgias, conflitos familiares, crise mundial, nascimentos, aniversários, formaturas... o Brasil sediando os jogos olímpicos – são olhares, por diferentes ângulos, em linhas e entrelinhas que fazem brotar textos, poemas, prosa, crônica... – no transbordamento da palavra nesse universo que se faz poesia. Em meio à festa, a certeza de que em frente de cada telinha há um ser cheinho de tudo que nos torna humanos, que nos torna um ser único e livre e que por ser único tem seu jeito particular de se expressar e se deixar mostrar. Gente diferente de mim que partilha comigo a vontade do encontro. Gente com jeito diferente de pensar e de sentir que se apresenta com disponibilidade, afetando e se deixando afetar na composição de laços entrelaçados em nós compondo beleza em rede, ajeitando nós e laços na identidade de um novo grupo: o grupo de amigos no mundo de blogs. Gente que é parte desse todo espalhado que precisa e merece se aproximar no que prá mim é primordial: no toque da emoção que se derrama no olhar. E, no olhar, o encontro se faz contentamento abençoado pela estação mais bonita da vida que espalha flores e cores em todos os sorrisos. No sorriso, a alegria, destaque entre os convidados, garante a harmonia nessa confraternização entre gente de todos os cantos. E, na correlação do olhar, vejo felicidade, abraços, apertos de mãos, arte, exposição, lançamento de livro e, vejo-me, com toda essa prosa, querendo responder uma pergunta. Ahhhhhhh! Sinto que não há uma resposta. Melhor mesmo é deixar que o encontro aconteça e respostas se façam em brilho. O brilho nos olhos por encontrar o brilho em outro olhar.



( texto de participação no concurso do 1º encontro nacional de blogueiros)

17 comentários:

Miguel S. G. Chammas disse...

´Taí, gostei!
Você escreveu exatamente o que, acredito, todos nós almejamos.
Valeu!
Cada vez estou me sentindo mas distante do grande prêmio, nas alegre pela união do pessoal.

Bordados e Retalhos disse...

Lindo! Pura pesia pra explicar essa coisa mística que é a amizade através da grande rede. Bjs

Bordados e Retalhos disse...

Lindo! Pura pesia pra explicar essa coisa mística que é a amizade através da grande rede. Bjs

Betho Sides disse...

Jacinta...Vc foi sucinta!(desculpe o troc...)E gostei por demais, mas como venho dizendo a todos sou organizador e não faço parte da comissão julgadora. Boa sorte
Beijos
Betho

Alice disse...

Belo texto !


bjussssssssssss

Jens disse...

Gostei, Jacinta. Texto poético, terno, sentimental como você.

Um beijo e boa sorte.

Claudinha ੴ disse...

Olá Jacinta!
Encontrar amigos é muito bom! Esta experiência de encontrar amigos antes virtuais e torná-los reais, me encanta. O seu texto transmite esta alma!
Beijo!

Claudinha ੴ disse...

Olá Jacinta!
Encontrar amigos é muito bom! Esta experiência de encontrar amigos antes virtuais e torná-los reais, me encanta. O seu texto transmite esta alma!
Beijo!

Francisco Sobreira disse...

Jacinta,
Nesse seu texto, você faz um perfeito dignóstico do que é o universo da blogosfera. Pessoas de temperamentos diferentes, de gostos diferentes, que abordam temas diferentes e às vezes, até antagônicos. E, no entanto, essas pessoas estão irmanadas pelo objetivo de de ensinar e aprender. E, o mais importante, a meu ver, a amizade, embora virtual, que surge entre muitos desses habitantes da blogosfera. Um grande abraço e um excelente semana.

Ilaine disse...

Jacinta!

"a certeza de que em frente de cada telinha há um ser cheinho de tudo que nos torna humanos que nos torna um ser único e livre..." Parabéns pelo texto,amiga, está formado por lindas palavras e tanto sentimento.

Estou em frente à minha tela e espero por sua visita. Saudades!
Beijo

Ana Luiza F. disse...

Olá Jacinta! Vim retribuir a tua visita e dizer que, sem dúvida, os premios já começaram a acontecer antes do Encontro. Parabéns pelo texto. Acho que conseguiste traduzir à perfeição o interesse e a vontade de cada um. A alma de alguns amigos, a gente já conhece depois de algum tempo lendo seus posts. Mas falta-nos a emoção que o olho transmite e essa emoção que descreveste tão bem, é o que todos buscamos. E a propósito.... a tal bruxinha dona do Bar..., é que perde o sono cada vez que lê os textos dos amigos! Bjão.

Cris disse...

Oi, querida.Um texto verdadeiro , amoroso.Dos mais legais de tudo que já lí sobre o Encontro.
Voltei , linda, depois de um tempo alongada. casa cheirando a tinta nova, fresquinha.

beijão e boa sorte.

Zeca disse...

Jacinta,

a cada novo texto lido dou graças a Deus por não fazer parte da comissão julgadora! Cada um, a seu modo, nos contagia com suas emoções à flor da pele. Alguns textos, como o teu, fazem com que a vontade de abraçar transborde... Boa sorte!

Beijos, carinho.

Ana Lúcia. disse...

JÁJÁ!!
Li, e grandes emoções foram brilhando no olhar e acelerando esse afeto que chega na tela, que é um bordado de letras, som, palavras, cores, amores.
Quanto mais perfeita a tradução, mais impossível comentá-la,
fica a admiração
e um tom forte de muitos aplausos...
Beijãozinho.
Parabéns!
Abração apertadinho by Sampa.

Soninha disse...

Olá, Jacinta!

Velhos sonhos, novos projetos...a vida é assim, cheia de coisas novas, de novas oportunidades e chances de resgatarmos nossos sonhos.
Muito bom,amiga!
Boa sorte!
Muita paz! Beijossssss

Beti Timm disse...

Jacinta,

como vou de qualquer jeito, adoraria poder te abraçar apertadinho. Na realidade, estou concorrendo, pq minha filhota quer ir comigo e como não tenho muita grana sobrando para dar a viajem a ela, resolvi concorrer, mas seria bom poder olhar esses olhos lindos, bem de pertinho e ao vivo.


Beijinhos

Paulo Vilmar disse...

Jacinta!
Irmanados pelas teias desta rede de paixão, renovamos o mundo e nos unimos em grandes amizades virtuais!
Beijos!